Pela quarta vez nos últimos cinco anos, o prêmio de MVP (melhor jogador) da temporada regular da NBA ficará nas mãos de LeBron James. A conquista evidencia a dominância do ala do Miami Heat em relação aos demais jogadores em atividade da liga e o coloca ao lado de nomes importantes na história do basquete.
Além dele, apenas dois atletas nos dias de hoje faturaram o prêmio de MVP mais de uma vez. Um deles é o armador Steve Nash, que hoje defende o Los Angeles Lakers, mas que ganhou o troféu na época em que defendia o Phoenix Suns, em 2005 e em 2006. O outro é o ala-pivô do Tim Duncan, do San Antonio Spurs, vencedor em 2002 e 2003.
Com o feito deste ano, LeBron se iguala a Wilt Chamberlain. Apenas três atletas na história têm mais conquistas: Bill Russell e Michael Jordan, que ficaram com o prêmio cinco vezes cada um, e Kareem Abdul-Jabbar, dono de seis troféus de MVP.
"Toda vez que sou mencionado junto com os grandes jogadores da história do basquete, eu fico impressionado", disse LeBron James nesta sexta-feira, em entrevista à ESPN norte-americana. "Eu cresci estudando o jogo deles e assistindo estes caras jogarem. Alguns deles me serviram de inspiração", conpletou.
Durante os 76 jogos que disputou na atual temporada, LeBron liderou o Miami à uma campanha de 66 vitórias e 16 derrotas, a melhor de toda a NBA. Suas médias foram de 26,8 pontos, 8,0 rebotes e 7,3 assistências por partida, além aproveitamento de 56,5% nos arremessos de quadra. O índice é o quinto melhor da liga, algo que chama a atenção para um ala. Todos os quatro que o superaram neste quesito são jogadores de garrafão, que atuam mais próximos à cesta e, consequentemente, tendem a apresentar números mais elevados. São eles: DeAndre Jordan (Los Angeles Clippers), Dwight Howard (Los Angeles Lakers), JaVale McGee (Denver Nuggets) e Serge Ibaka (Oklahoma City Thunder).
"Ele está fazendo uma temporada ainda mais histórica do que as duas anteriores", afirmou Erik Spoelstra, técnico do Heat. "Muita gente, provavelmente, não imaginava que ele poderia atingir um nível maior do que o apresentado em 2012, mas ele se reinventou e mostrou que pode", concluiu.
A evolução ainda não satisfaz LeBron, que já elegeu o ponto a ser melhorado em seu jogo para o futuro. "Meu lance livre", destacou o ala, que teve aproveitamento de 75,3% nesta temporada. "Eu quero e eu preciso acertar pelo menos 80%. Essa é minha próxima meta, além de continuar fazendo tudo o que tenho feito nos últimos anos. Mas meu lance livre é algo que eu realmente quero trabalhar", concluiu.
Sob o comando de LeBron James, o Miami Heat já garantiu classificação para a semifinal da Conferência Leste após eliminar o Milwaukee Bucks em quatro partidas. Na próxima fase, enfrentará o vencedor do confronto entre Brooklyn Nets e Chicago Bulls.
CURSO ONLINE Basquete Educacional - Tudo que você precisa saber para dar aulas de basquete do absoluto ZERO!
Você não pode perder:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .
Manual para Professor de Basquete
Nenhum comentário: