Vantagens e desvantagens da marcação por zona no Basquete






Você sabe o que é a marcação por zona no basquete? E suas vantagens e desvantagens?

Enquanto na marcação individual cada jogador se responsabiliza por acompanhar um adversário, na marcação por zona os atletas são responsáveis por defender uma área (ou zona) da quadra. A marcação em zona depende de muita comunicação e entrosamento do time. Se for bem feita, ela pode ser uma ótima arma contra ataques.

Como vantagens, a marcação por zona no basquete: 

  • diminui o desgaste físico; 
  • impede infiltrações; 
  • melhora o posicionamento para o rebote defensivo;
  • mantém a equipe preparada para puxar um contra-ataque após o rebote.

Em contrapartida, a marcação por zona permite uma vulnerabilidade defensiva se a equipe que tem a posse de bola se posicionar de uma forma que explore espaços abertos na quadra. Isso pode ser feito com a concentração de mais jogadores nas zonas onde houver menos defensores.

Outra desvantagem da marcação por zona é a vulnerabilidade para arremessos de 3. Enquanto esse sistema bloqueia as infiltrações, ele permite que os adversários, com uma rápida troca de passes, consigam ficar livres para chutes do perímetro. Assim, a marcação por zona deve ser bem treinada para não ser passiva e conseguir bloquear os bons arremessadores.

A tática aplicada ao Basquetebol é alusiva à utilização de recursos para definir situações dentro de uma equipe, englobando os sistemas de jogo, quer sejam defensivos ou ofensivos, situações coletivas ou individuais, podendo ser resumida no "o que fazer" para resolver uma determinada situação-problema durante uma partida.

Escolher o tipo de defesa que será utilizada em determinados momentos do jogo determinará a vitória do seu time. 

Para finalizar, tenha acesso aos segredos de jogadores de basquete da vida real e de treinamentos que funcionam. Iremos te preparar para as técnicas de dribles, arremessos livres e de longa distância e melhorará muito o seu salto vertical, conseguindo "Dunkar" mesmo sendo um jogador pequeno. Clique aqui e saiba mais!



CURSO ONLINE Basquete Educacional - Tudo que você precisa saber para dar aulas de basquete do absoluto ZERO!

Você não pode perder:

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
Manual para Professor de Basquete


Comente:

Vantagens e desvantagens da marcação por zona no Basquete Vantagens e desvantagens da marcação por zona no Basquete Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 10:56 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.