Enquanto na marcação individual cada jogador se responsabiliza por acompanhar um adversário, na marcação por zona os atletas são responsáveis por defender uma área (ou zona) da quadra. A marcação em zona depende de muita comunicação e entrosamento do time. Se for bem feita, ela pode ser uma ótima arma contra ataques.
Como vantagens, a marcação por zona no basquete:
- diminui o desgaste físico;
- impede infiltrações;
- melhora o posicionamento para o rebote defensivo;
- mantém a equipe preparada para puxar um contra-ataque após o rebote.
Em contrapartida, a marcação por zona permite uma vulnerabilidade defensiva se a equipe que tem a posse de bola se posicionar de uma forma que explore espaços abertos na quadra. Isso pode ser feito com a concentração de mais jogadores nas zonas onde houver menos defensores.
Outra desvantagem da marcação por zona é a vulnerabilidade para arremessos de 3. Enquanto esse sistema bloqueia as infiltrações, ele permite que os adversários, com uma rápida troca de passes, consigam ficar livres para chutes do perímetro. Assim, a marcação por zona deve ser bem treinada para não ser passiva e conseguir bloquear os bons arremessadores.
CURSO ONLINE Basquete Educacional - Tudo que você precisa saber para dar aulas de basquete do absoluto ZERO!
Você não pode perder:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .
Manual para Professor de Basquete
Nenhum comentário: