Saiba mais sobre a Marcação individual no Basquete







Para ser um bom defensor, desde o início da partida o jogador deve procurar observar as características de cada um dos adversários. É preciso, por exemplo, observar se o jogador costuma fazer muitos passes, que tipo de finta usa, se é rápido nas penetrações.

A marcação individual no basquete é utilizada quando um jogador de defesa marca "homem a homem" um atleta da equipe adversária. Ou seja, cada defensor deve acompanhar especificamente um jogador do time que tem a posse de bola.

Normalmente, a definição de qual jogador deverá ser marcado por cada defensor leva em consideração as posições dos atletas no time e também a altura.

Atletas mais baixos tendem a ter dificuldades em parar adversários altos e fortes. Já os grandalhões podem se complicar com a agilidade dos baixinhos.

O objetivo da marcação individual é que cada defensor impeça o atacante de pontuar. Contudo, é válido destacar que esse trabalho continua sendo coletivo, para garantir que a equipe consiga neutralizar o adversário mesmo quando as movimentações em quadra provocarem trocas na marcação.

Se por uma lado, a marcação homem a homem é cansativa, por outro, ela é a mais fácil de ser aprendida e sua aplicação é das mais eficientes dentre os  sistemas de marcação.


CURSO ONLINE Basquete Educacional - Tudo que você precisa saber para dar aulas de basquete do absoluto ZERO!

Você não pode perder:

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
Manual para Professor de Basquete


Comente:

Saiba mais sobre a Marcação individual no Basquete Saiba mais sobre a Marcação individual no Basquete Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 10:41 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.