O bom andamento do jogo de um time de basquete depende do passe. Embora o manejo de bola seja importante e a progressão com a bola também, é com os passes bem feitos que uma equipe de basquete facilita a sua atuação rumo a vitória.
O passe no Basquete, ou melhor, o ato de transportar a bola de uma mão para a outra entre os companheiros de equipe possui diversos tipos. Estuda-los e ter uma boa forma de ensinar é fundamental para um bom profissional.
Vamos aos tipos:
Passe de gancho: Deve-se manter a bola segura por uma das mãos na altura do quadril e trazer o braço para o arremesso, no tempo em que a bola é lançada por cima e um pouco atrás da cabeça. Muito utilizado para passes de longa distância.
Passe picado: A trajetória da bola sofre um impacto durante o seu percurso sobre o solo até chegar à mão do companheiro. As mãos que circundam a bola terminam o movimento com as palmas das mãos voltadas para fora e os braços em extensão. É feito com a mesma técnica que o passe de peito.
Passe de peito: A bola descreve uma trajetória retilínea (reta), na altura do peito do jogador, com a extensão dos cotovelos e as palmas das mãos voltadas para fora ao final do movimento.
Passe com uma mão: Usado para lançar a bola mais longe. Deve-se esticar o braço como uma alavanca, pois assim a bola é lançada na maior distância.
Passe de ombro: O jogador leva a bola por cima do ombro, segurando-a com ambas as mãos, com o pé contrário ao do braço que está realizando o movimento, na frente. Depois estica o braço, lança a bola e termina o movimento com uma flexão de punho.
Por cima da cabeça: O jogador leva a bola por cima da cabeça com as duas mãos. Estende os braços à frente, na altura dos olhos e lança a bola com um movimento de flexão dos punhos.
Esses são os passes mais comuns e há uma gama de movimentos a serem efetuados. Para o profissional de basquete, o uso de recursos para saber a melhor forma de ensinar esse fundamentos pode fazer toda a diferença para os alunos.
Uma última dica para quem quer melhorar a performance dos passes no Basquete: as pernas nunca devem estar paralelas, ou melhor, na mesma linha e sim um de frente para o outro, para que haja uma maior eficácia nesse tipo de fundamento.
Até a próxima!
CURSO ONLINE Basquete Educacional - Tudo que você precisa saber para dar aulas de basquete do absoluto ZERO!
Você não pode perder:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .
Manual para Professor de Basquete
Comente:
Tipos de Passes no Basquete
Editado por Dani Souto Esporte Educacional
on
04:51
Nota do Post:
Nenhum comentário: