Empunhadura e passes no jogo de basquete





A empunhadura, muitas vezes, é considerada um fundamento relativamente fácil e, por consequência, seu treinamento deixa de ser feito como se deveria. Na realidade, esse movimento é tão importante quanto os outros, pois uma boa empunhadura da bola é a certeza do início de um bom passe, drible ou até de um arremesso.

O princípio fundamental é o de que as palmas das mãos não devem manter contato com a superfície da bola, somente os dedos. Estes vão exercer uma leve pressão, auxiliados por um movimento de pressão dos punhos. As duas mãos devem envolver a bola de forma firme e segura.



 

Junto com a empunhadura existe um dos fundamentos mais praticados no basquete, ou seja, o passe e os seus diversos tipos. O passe, ou melhor, o ato de transportar a bola de uma mão para a outra entre os companheiros de equipe possui diversos tipos.

Passe de gancho: Deve-se manter a bola segura por uma das mãos na altura do quadril e trazer o braço para o arremesso, no tempo em que a bola é lançada por cima e um pouco atrás da cabeça. Muito utilizado para passes de longa distância.

Passe picado: A trajetória da bola sofre um impacto durante o seu percurso sobre o solo até chegar à mão do companheiro. As mãos que circundam a bola terminam o movimento com as palmas das mãos voltadas para fora e os braços em extensão. É feito com a mesma técnica que o passe de peito.

Passe de peito: A bola descreve uma trajetória retilínea (reta), na altura do peito do jogador, com a extensão dos cotovelos e as palmas das mãos voltadas para fora ao final do movimento.

Passe com uma mão: Usado para lançar a bola mais longe. Deve-se esticar o braço como uma alavanca, pois assim a bola é lançada na maior distância.

Passe de ombro: O jogador leva a bola por cima do ombro, segurando-a com ambas as mãos, com o pé contrário ao do braço que está realizando o movimento, na frente. Depois estica o braço, lança a bola e termina o movimento com uma flexão de punho.

Por cima da cabeça: O jogador leva a bola por cima da cabeça com as duas mãos. Estende os braços à frente, na altura dos olhos e lança a bola com um movimento de flexão dos punhos.

Lembre-se que, no transcorrer da realização de todos os passes, independente do tipo, as pernas nunca devem estar paralelas, ou melhor, na mesma linha e sim um de frente para o outro, para que haja uma maior eficácia nesse tipo de fundamento.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/63109/empunhadura-e-passes-no-jogo-de-basquete#ixzz43NELLEPQ



CURSO ONLINE Basquete Educacional - Tudo que você precisa saber para dar aulas de basquete do absoluto ZERO!

Você não pode perder:

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .

Manual para Professor de Basquete



Comente:

Empunhadura e passes no jogo de basquete Empunhadura e passes no jogo de basquete Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 11:10 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.