Como treinar contra-ataques de Basquete?




Vetores de Orange Velocidade De Basquete e mais imagens de Basquete - iStock

O basquetebol é um jogo altamente dinâmico, e por isso deve haver dinamismo em seus treinamentos, principalmente no tocante a velocidade para sair da defesa para o ataque, o que se chama contemporaneamente de transição rápida da defesa para o ataque.

O contra-ataque é utilizado na maioria das vezes por equipes com estilo de jogo ofensivo independente de estarem ganhando ou perdendo. O jogo fica mais divertido e dinâmico, são criadas muitas situações de ataque e belas jogadas individuais.

Deslocamento rápido

O deslocamento rápido é uma forma de ensinar os jogadores a percorrer uma grande distância na quadra usando o mínimo de passes possíveis. Não se deve driblar durante um deslocamento. Pegue três jogadores e coloque um dentro do garrafão e os outros dois um em cada lado da quadra. A bola começa com o jogador centralizado, esse passa a bola para o jogador que está na direita. Após esse passe, todos os outros jogadores devem ir para o lado do adversário. O jogador no canto direito passa a bola para o meio que em seguida passa para o jogador da esquerda, esse jogador devolve para o do meio que rapidamente passa para o da direita já no garrafão adversário. A bola não deve ser quicada, a jagada deve ser rápida suficiente para que após o ultimo passe o jogador dispare para fazer uma "bandeja".

Contra-ataque rápido com alternância de posições

Essa jogada vai ensinar aos jogadores a importância de um bom deslocamento comunicação e agilidade. Comece com três linhas, um jogador centralizado e os outros dois um em cada lado da quadra. A bola começa no meio, o jogador nessa posição lança para um de seus companheiro das laterais e se desloca. O jogador do canto esquerdo pega a bola e vai para o meio, ele deve jogar a bola pra o que está na direita e se deslocar. A bola não pode tocar o chão, e os jogadores deverão manter o deslocamento após o início da jogada. Cada jogador quando for passar deverá falar o nome do jogador a quem for dar a bola para treinar a comunicação. Quando os jogadores chegarem ao final da quadra um novo grupo deve começar.

Treinamento 3-2-1 ataque e defesa

Começa com três jogadores alinhados em um garrafão e dois alinhados no outro. O treinador entrega a bola para o grupo de três jogadores, esse grupo iniciará atacando, e o outro grupo defendendo. O trio deve partir rapidamente para o lado adversário e a dupla deve tentar de qualquer forma se defender. Quando um dos jogadores do trio tentar um passe e for interceptado por um adversário, ele deverá voltar para seu garrafão como defensor, e a dupla que defendia passa agora a atacar, o jogador que errou o passe deverá se defender sozinho. O outros jogadores que estavam atacando ficam esperando, eles formarão a nova dupla de defesa. Após a conclusão do ataque, o treinamento recomeça no formato 3-2.



CURSO ONLINE Basquete Educacional - Tudo que você precisa saber para dar aulas de basquete do absoluto ZERO!

Você não pode perder:

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .

Manual para Professor de Basquete



Comente:

Como treinar contra-ataques de Basquete? Como treinar contra-ataques de Basquete? Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 10:32 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.