Como um técnico de basquete pode motivar sua equipe






"Como líder, você é fundamental para o ambiente motivacional." 

Acredita-se que a habilidade para motivar pessoas é fundamental para  aqueles que ocupam cargos de liderança, como técnico de Basquete, embora ser um motivador implica um modo de ser, de estar no mundo e a maneira que estabeleço  relações interpessoais.

De acordo com Barrow, citado por Weinberg & Gould (2008), a liderança  pode ser entendida como um processo comportamental com a finalidade de  influenciar indivíduos e grupos na direção de metas estabelecidas.  Portanto, entende-se que no contexto esportivo pode-se incluir tomar decisões, motivar os jogadores, dar feedback, estabelecer relações  interpessoais, de modo a dirigir o grupo ou a equipe com confiança.

Após esse breve entendimento, iniciamos neste artigo "maneiras de  motivar as pessoas", como segue:

Ø Conheça seus atletas no time de Basquete, procure saber quais os motivos que o levaram a estar praticando este esporte. Entenda que cada pessoa é única,  portanto para aumentar a motivação, estruture ambientes de treinamento  que satisfaçam as necessidades de todos os participantes.

Ø Você pode até ser um técnico propenso à irritação, ficar "em cima"dos atletas, porém na hora certa, dê aquele "Reforço Positivo" tão necessário, enalteça as habilidades e potencialidades de seus
jogadores. Palavras tem o Poder de Transformar Pessoas, ACREDITE!!! 

Ø Entende-se que fundamental para motivar sua equipe é a habilidade  de comunicação. A grande maioria dos técnicos se preocupa com a linguagem verbal e não têm idéia da potência que existe na comunicação não-verbal.

Ø Bons líderes estão abertos às idéias de sua equipe, sendo que sua habilidade motivacional está atrelada à capacidade de fazer grandes perguntas que ajudem a traçar estratégias e a obter sucesso, por exemplo: -"O que precisamos fazer para que nosso time se envolva mais com o sucesso do clube? O que vocês pensam sobre isso?"

Ø Faça o fundamental primeiro, não faça suas tarefas de qualquer jeito, oriente sua equipe a fazer as suas atividades passo a passo, comprometidos com seu fazer. O que é fundamental no jogo e/ou em uma competição?...Como posso explorar mais essa jogada/movimento?...execute muito bem o básico, mas coloque o fundamental como prioridade.

Ø Motive fazendo, seja um líder que faz, tenha ação e atitude, motive pelo exemplo.

Ø Conheça os pontos fortes de seus atletas, enalteça-os, potencialize suas habilidades e ajude-os a desenvolver suas deficiências, sempre  com feedbacks a cada conquista.

Ø Use feedback sempre, todos nós precisamos ser reconhecidos, melhora nossa auto estima, faz parte das necessidades humanas.

Ø Fale a verdade! Grandes líderes dizem a verdade mais rapidamente que outras pessoas. Pergunte-se: "Se eu fosse meu atleta, como gostaria de ser tratado?...Gostaria de ser enganado, ou quero saber a
verdade?"...Coloque-se no lugar do outro.

E mais, liderança é uma habilidade, apresentamos neste artigo algumas maneiras de motivar sua equipe, todavia poderíamos elencar uma variedade de outras formas de motivação, pois existem muitas maneiras de motivar pessoas, sendo que aqui colocamos apenas algumas sugestões, mas que já fazem uma grande diferença junto a sua equipe.

Publicado em 08/10/13 e atualizado em 12/04/17


CURSO ONLINE Basquete Educacional - Tudo que você precisa saber para dar aulas de basquete do absoluto ZERO!

Você não pode perder:

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
Manual para Professor de Basquete


Comente:

Como um técnico de basquete pode motivar sua equipe Como um técnico de basquete pode motivar sua equipe Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 10:13 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.