Liderança do técnico no Basquete







O comportamento de liderança e as atitudes de um técnico junto aos membros de uma equipe representam um fator preponderante no processo da unidade e estabilidade coletiva, refletindo também no rendimento da equipe

 Esse processo depende da estrutura e do tipo de comportamento de liderança do treinador diante de seus comandados e da forma como os atletas interpretam e aceitam o comportamento do técnico.

As interações sociais, como as de líder e liderados, que ocorrem entre treinador e atletas devem ser consideradas como fatores determinantes no esporte profissional. Elas repercutem no comportamento e nos aspectos cognitivos e emocionais de todos os indivíduos envolvidos.

Liderança pode ser definida como um processo que ocorre por meio de influências individuais dentro de um grupo para alcançar uma meta comum. Há dois tipos de liderança: formal e informal. Podem ser vistos como líderes formais no esporte aqueles que foram designados pela entidade esportiva, como, por exemplo, o técnico. Em contraste, outros membros da equipe podem ocupar papéis de liderança informais desde que os papéis deles desenvolvam uma base de interações com os colegas.

A liderança é um dos componentes mais importantes na gestão de pessoas nas organizações, entre elas, as equipes esportivas.  Liderança no esporte se refere ao processo de inspiração ou influência em atletas de uma equipe para realizar suas tarefas com entusiasmo e competência, para atender os objetivos da equipe, e tem sido frequentemente considerada como uma das principais razões para o sucesso e fracasso de um atleta ou uma equipe de esporte.

Os comportamentos de liderança dentro de equipes esportivas não devem limitar-se apenas à figura do técnico, visto que cada membro da equipe (comissão técnica e jogadores) pode apresentar sinais de liderança.

Portanto, para se ter uma compreensão completa de liderança no esporte, é importante, também, analisar-se a liderança que atletas, dirigentes e outros membros da equipe exercem uns sobre os outros, visto que técnicos e líderes informais normalmente diferem em comportamentos de liderança

A exigência por resultados satisfatórios no esporte tem gerado investimentos significativos, tanto em questões estruturais, quanto em equipamentos e instalações modernas, como em termos de pessoal. Então, é fundamental que o técnico acompanhe essa tendência, a fim de capacitar-se para melhor administrar o grande número de variáveis presentes na atividade esportiva.

Aprenda a ser um excelente professor de Basquete e surpreenda seus alunos com aulas diversificadas e interessantes. O Manual para Professor de Basquete traz 3 ebooks direcionados para levar o professor a um nível superior de conhecimento no esporte.

Até a próxima


CURSO ONLINE Basquete Educacional - Tudo que você precisa saber para dar aulas de basquete do absoluto ZERO!

Você não pode perder:

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .

Manual para Professor de Basquete



Comente:

Liderança do técnico no Basquete Liderança do técnico no Basquete Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 15:27 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.