O conhecimento das características que definem qualquer modalidade esportiva e a análise dos tipos de exigências competitivas são imprescindíveis para se progredir, aperfeiçoar e elaborar programas de preparação e treinamento apropriados nos esportes coletivos.
O estudo do jogo a partir da observação do comportamento dos jogadores e das equipes, constitui-se em um forte argumento para a organização e avaliação dos processos de ensino e treino nas modalidades esportivas coletivas. As formas de manifestação da técnica, os aspectos táticos e a atividade física desenvolvida pelos jogadores são parte do conteúdo abordado.
No universo dos esportes de rendimento e, particularmente, nos jogos esportivos coletivos, a observação de jogo tem-se revelado como um meio imprescindível para a caracterização das exigências específicas que são impostas aos jogadores em situação competitiva.
Para que qualquer processo de análise tenha fidelidade e validade, é necessário desenvolver sistemas e métodos de observação que possibilitem o registro de todos os fatos relevantes do jogo de Basquetebol, produzindo-se deste modo informação objetiva e quantificável. A melhor maneira de ter um parâmetro para isto é a utilização da estatística e do "scouting".
O conjunto dessas observações (objetiva/subjetiva; qualitativa/quantitativa) é chamado de "scouting", termo aceito universalmente na linguagem corrente do basquetebol.
O "scouting" é a detecção das características e do estilo de jogo da equipe adversária, no sentido de explorar os seus pontos fracos e contrariar as suas dimensões fortes. Pode-se definir o "scouting" como uma observação qualificada que estuda um futuro adversário, servindo para aprender as estratégias e comportamentos dos jogadores e suas fraquezas, tanto individualmente quanto coletivamente.
Uma das formas mais utilizadas para se avaliar o desempenho em jogo é a análise estatística. Representada por uma observação numérica das ocorrência dos indicadores de jogo, a estatística pode ser considerada uma técnica quantitativa.
Se você trabalha (ou quer trabalhar) com BASQUETE, vou te apresentar uma boa opção para não ficar sem atividade.
O trabalho com crianças ou adolescentes pode ser bem desgastante e se você lida com atividades esportivas na escola e quer ideias de atividades deste esporte, não pode deixar de conhecer o TOP 100 BASQUETE ESCOLAR! Clique aqui e saiba mais!
O trabalho com crianças ou adolescentes pode ser bem desgastante e se você lida com atividades esportivas na escola e quer ideias de atividades deste esporte, não pode deixar de conhecer o TOP 100 BASQUETE ESCOLAR! Clique aqui e saiba mais!
CURSO ONLINE Basquete Educacional - Tudo que você precisa saber para dar aulas de basquete do absoluto ZERO!
Você não pode perder:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .
Manual para Professor de Basquete
Comente:
Importância do Scouting pro Basquete
Editado por Dani Souto Esporte Educacional
on
12:27
Nota do Post:
Nenhum comentário: