Posições defensivas no Basquete




Tanto os atacantes como os defensores são importantes numa equipe de basquetebol. O esporte é praticado essencialmente num ambiente aberto, ou seja, sofre interferência variada, como deslocamento dos atletas, tipos de marcação, entre outros. A única exceção é o lance livre. Neste caso o ambiente é fechado, por que o arremessador não sofre influência dos fatores citado

    Observe o esquema que representa as posições dos jogadores de defesa:


    Note que os jogadores 4 e 7 atuam avançados , acima da zona de lance livre. Têm como função atrapalhar a armação  das jogadas do adversário e, ainda, impedir os arremessos de longa distância. São chamados de alas defensivos.

    O jogador que atua na posição central da área restritiva (garrafão), como o número 11, tem como função marcar os adversários que se colocam em sua zona, evitando possíveis  penetrações na área restritiva. Ele é denominado pivô defensivo.

    Os jogadores 13 e 15, que atuam próximos da área restritiva, junto a tabela, têm como função marcar os alas e auxiliar o pivô defensivo na interceptação das penetrações na área restritiva. São chamados de alas.



CURSO ONLINE Basquete Educacional - Tudo que você precisa saber para dar aulas de basquete do absoluto ZERO!

Você não pode perder:

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
Manual para Professor de Basquete


Comente:

Posições defensivas no Basquete Posições defensivas no Basquete Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 12:11 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.