Tanto os atacantes como os defensores são importantes numa equipe de basquetebol. O esporte é praticado essencialmente num ambiente aberto, ou seja, sofre interferência variada, como deslocamento dos atletas, tipos de marcação, entre outros. A única exceção é o lance livre. Neste caso o ambiente é fechado, por que o arremessador não sofre influência dos fatores citado
Observe o esquema que representa as posições dos jogadores de defesa:
Note que os jogadores 4 e 7 atuam avançados , acima da zona de lance livre. Têm como função atrapalhar a armação das jogadas do adversário e, ainda, impedir os arremessos de longa distância. São chamados de alas defensivos.
O jogador que atua na posição central da área restritiva (garrafão), como o número 11, tem como função marcar os adversários que se colocam em sua zona, evitando possíveis penetrações na área restritiva. Ele é denominado pivô defensivo.
Os jogadores 13 e 15, que atuam próximos da área restritiva, junto a tabela, têm como função marcar os alas e auxiliar o pivô defensivo na interceptação das penetrações na área restritiva. São chamados de alas.
CURSO ONLINE Basquete Educacional - Tudo que você precisa saber para dar aulas de basquete do absoluto ZERO!
Você não pode perder:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .
Manual para Professor de Basquete
Comente:
Posições defensivas no Basquete
Editado por Dani Souto Esporte Educacional
on
12:11
Nota do Post:
Nenhum comentário: